Skip to main content

Tecnologia

Coleta de dados da máquina e envio para uma nuvem

SECOMEA

Quando falamos de coleta de dados da máquina e envio para uma nuvem, surgem diversas dúvidas, que vão desde a real necessidade até questões de segurança.

A seguir, reunimos algumas perguntas e respostas, a fim de ajudar na tomada de decisões ao se escolher uma solução de coleta de dados e envio para nuvem que melhor se adeque à sua rede.

1. Para que os dados da máquina podem ser usados?

Os dados da máquina podem fornecer informações valiosas sobre o desempenho real da máquina, permitindo que você reaja antes que o erro aconteça, otimize os processos de produção, tome melhores decisões para gerenciar os operadores das máquinas e, finalmente, comece a analisar tendências e estatísticas para otimizar constantemente os componentes e os processos da máquina. Em suma, os dados da máquina aumentam a eficácia da máquina e de sua equipe.

2. Como faço para gerar valor de dados de máquina?

Para converter dados de máquina em conhecimento valioso, você precisa investir em uma plataforma que ofereça ferramentas intuitivas para visualizar e analisar seus dados. Existem soluções em nuvem, como a Secomea Data Collection Cloud (DCC), que facilitam a visualização de dados em painéis personalizáveis para sua equipe.

3. Posso coletar em mais de uma máquina ou componente?

O Gateway IoT SiteManager permite que você colete dados de vários dispositivos simultaneamente. O agregador do SiteManager pode ser configurado para coletar com frequência diferente de dispositivos diferentes e fazer cálculos localmente, como apenas coletar dados de certos registros quando outro registro tiver um determinado valor, ou quando uma determinada variável for maior ou menor que um determinado valor. Isso é o que chamamos de “agregação inteligente”.

4. Posso enviar dados para mais de uma nuvem?

O SiteManager pode ser configurado para enviar dados coletados para várias nuvens simultaneamente. Você pode enviar todos os dados para todas as nuvens, enviar dados brutos para algumas e dados pré-processados para outras nuvens. Isso permite que você execute cálculos OEE em um sistema de nuvem e crie painéis (dashboards) da produção em outro, enquanto alimenta dados em seu ERP de forma simultânea e transparente.

5. E se a conexão com a nuvem for perdida?

O SiteManager possui uma base de dados de armazenamento e encaminhamento que garante que, se a conexão com a Internet for perdida, os dados serão armazenados e enviados assim que a conexão for restaurada. Alguns modelos podem ser estendidos com um módulo de cartão SD que pode garantir o armazenamento seguro de vários dias de inatividade.

6. Quanto custa habilitar a coleta de dados?

O Data Collection Module (DCM) é parte integrante de um SiteManager, portanto, se você adquiriu um SiteManager para acesso remoto, pode habilitar a coleta de dados gratuitamente. Seu custo é definido pela assinatura de nuvem que você possui, mas a “agregação inteligente” do SiteManager permite que você reduza de forma inteligente a quantidade de dados enviados para a nuvem, enquanto desfruta de todos os benefícios dos dados coletados.

7. Os dados são enviados para uma nuvem criptografada?

Sim, todos os protocolos de nuvem no SiteManager usam as versões criptografadas dos diferentes protocolos de nuvem.

8. Posso coletar dados de todos os tipos de equipamentos industriais?

O SiteManager suporta todos os principais protocolos industriais, incluindo Modbus, Siemens S7, Rockwell CIP ou Ethernet / IP, Rest / http e OPC UA nos modos padrão e criptografado. A maioria dos PLCs suportará pelo menos um desses protocolos, se não nativamente, então por meio de gateways de comunicação.

Dúvidas de como escolher e operar uma solução de coleta de dados, contate-nos!